O São Bernardo (Saint Bernardshund) pertence ao segundo grupo (cães de trabalho), e é considerado um cão de guarda e de salvamento. É um cão forte, de peito bem arqueado e ombros largos.
É um excelente companheiro, que adora as crianças. Respeita seu dono, é fiel e devotado à sua família. É muito tranquilo e gosta de companhia.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o São-Bernardo não é um cão de difícil manutenção. Apesar de precisar de exercícios diários, mesmo depois de adulto, ele não precisa de tanto espaço. Um bom passeio de coleira diariamente trará a dose ideal de exercício para o cão que não tenha muito
espaço em casa. Para as crianças, é um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira.
espaço em casa. Para as crianças, é um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira.
Faz novos amigos com facilidade, mas na ausência de seu dono, o São-Bernardo tende a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha à casa.
O tamanho mínimo para um São-Bernardo macho é de 70 cm. na altura da cernelha, e para as fêmeas, 65 cm.
Os exemplares da raça de pelo curto são, geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg. (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg. e 100 kg. e as fêmeas pesam até 85 kg.
Fonte: www.guiaderacas.com.br
São Bernardo
Características do São Bernado
Ao adquirir um cão, além de um novo amigo, você estará assumindo uma responsabilidade que durará até 14 anos.
É fundamental que você não pense que está comprando um animal, e sim ganhando um "amigo".
O filhote demandará de você, além de cuidados com alimentação, vacinas, possivelmente visitas em veterinário, muita paciência e amor.
Durante os primeiros meses você irá formar o seu cão e quando adulto ele refletirá este cuidado na sua "infância".
O filhote demandará de você, além de cuidados com alimentação, vacinas, possivelmente visitas em veterinário, muita paciência e amor.
Durante os primeiros meses você irá formar o seu cão e quando adulto ele refletirá este cuidado na sua "infância".
Características do São Bernardo
É um cão extremamente amoroso, que adora os seus donos. O seu comportamento chega quase a ser possessivo, é dificil estabelecer quem manda em quem, pois ele está sempre te procurando para que faça um carinho nele.
Passa a maior parte do tempo deitado dormindo (com uma cara maravilhosa). Algumas horas do dia ele acorda com muita energia, corre, pula em você, enfim adora brincar ( mas isso dura no máximo 1 hora), depois mais sono....
Alguns ( principalmente se você permitir) irão pular em você para fazer carinho. Se você não estiver preparado, afinal serão 60 a 80 Kg se apoiando em você, será fácil ensiná-lo a não fazer isso.
Ele é bastante territorial, estranhos geralmente não são bem vindos na área em que ele fica e ele irá demonstrar isso, mas se a visita não demonstrar medo e tentar brincar com ele, em minutos ele estará deitado aos pés dela. Fora do seu território ele é bastante calmo com estranhos.
Convivênvia com outros cães
Apesar do tamanho ( talvez por isso), o SB convive tranquilamente com outros cães na sua casa, até mesmo os cães miniaturas (Yorkshire, mini-poodle, etc.).
Controle
Com treinamento, o SB é obediente e você poderá passear tranquilamente com ele pela rua.
Ele é uma animal que chama bastante a atenção, então ao passear com ele, você terá que responder várias vezes que aquele não é o Beethoven do filme, que ele não come muito, que eles podem passar a mão no pelo, etc, etc, Nestes passeios é fundamental que você consiga demonstrar que é você que o comanda, senão prepare-se para ser arrastado por ele. Você deverá usar uma guia bem forte e estar sempre atento.
Ele também é bastante obediente quanto aos lugares em que ele pode ficar. Apesar do tamanho (70-80 cm de altura, 65-80Kg), algumas pessoas permitem que ele fique dentro de casa. Ensinando-o desde os primeiros dias que isso não é o correto, ele obedecerá e respeitará os seus limites.
Alimentação
Como todo cão grande, o seu metabolismo é lento, por isso, proporcionalmente ele não come muito. Uma ração de boa qualidade é tudo o que ele precisa. É muito importante que ele tenha água em quantidade e sempre fresca a disposição. Os SB estão sempre tomando bastante água (você se surpreenderá com a quantidade e com o barulho que ele faz ao tomar).
Higiene
Os cães São Bernardo não gostam de ficar em lugares sujos, assim, procuram fazer suas necessidades em locais distantes do local onde se alimentam. Se o local que irá ficar tiver um espaço de terra, ele irá sempre fazer lá. As fezes são em grande quantidade mas fáceis de limpar (caracteristica de ração). Tanto a urina quanto as fezes não possuem fortes odores.
Cuidados
Como cães de grande porte, o SB pode sofrer de displasia, mas este mal é controlado se você adquire o seu animal em um criador responsável, já que esta doença e genética e recessiva.
O principal problema que os SB vem apresentando no Brasil (talvez em razão do clima quente), é uma piodermatite, ( não é contagiosa nem para os humanos nem para outros animais que estiverem convivendo com ele). Essa dermatite é uma infecção na pele do animal causada pelo excesso de umidade. Para controlar esta infecção, você deve limitar os banhos (no máximo 1 por mês) e secar bem. Cuidado deve ser tomado também em época de chuvas. Evite que ele fique molhado muito tempo.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
- O São Bernardo é uma raça de grande porte, de origem suíça.
- O peso de um são bernardo adulto varia de 70 a 90 quilos (macho).
- Existem duas variedades desta raça: de pelagem curta ou comprida.
- Possui uma estrutura muscular forte e bem desenvolvida.
- As orelhas são grandes, triangulares e pendentes.
- A cor de pelagem mais comum é branca com uma capa ferrugem nas costas, machas pretas na região dos olhos e orelhas (veja foto acima).
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O cão são bernardo possui uma expressão de alerta e atenção.
- São vigilantes e muito ativos.
- Possuem um temperamento, dócil calmo e amável.
- São ótimos como cães de guarda.
- São muito leais com os donos.
- Possuem uma excelente habilidade no trabalho de resgate.
- O faro desta raça é bem desenvolvido.
A HISTÓRIA DO SÃO BERNARDO
O cachorro São Bernardo é originário dos Alpes Suíços e a sua sobrevivência e desenvolvimento foram garantidos pelos monges, que desde 1660 passaram a cria-los em um monastério chamadoHospice du Grand St. Bernard, localizado em um dos pontos mais altos daquelas montanhas e local por onde os viajantes passavam para cruzar os Alpes. Primeiramente o cão São Bernardo foi criado para proteger propriedades, sendo que com o passar do tempo foi tornando-se um excelentecão de resgate, tendo como função encontrar vítimas soterradas e buscar auxílio junto aos monges caso o acidentado não pudesse mover-se.

CARACTERÍSTICAS DO SÃO BERNARDO
Existem duas variedades de São Bernardo, sendo uma de Pêlo Curto e com pelagem dupla, e a outra de Pêlo Longo, ambas variedades apresentam porte grande, vigoroso, robusto, musculoso, cabeça poderosa e expressão muito inteligente. Nos cães com máscara escura, a expressão pode parecer mais austera, sem conteúdo parecer agressivo. O peso de um São Bernardo macho e adulto varia de 70 a 90 quilos. Apresenta pelos brancos e vermelhos em várias tonalidades ou com predominância do vermelho sobre o branco. Tanto as cores avermelhadas quanto as tonalidades de marrom amarelado têm o mesmo valor.
TEMPERAMENTO DO SÃO BERNARDO
A raça São Bernardo convive bem com outras espécies de cães, até mesmo com as mais pequenas, têm um ótimo faro, são vigilantes e muito ativos , possuindo um temperamento dócil, calmo e amável. São muito leais com os donos e ótimos como cães de guarda. Passam uma boa parte do dia dormindo, mas quando acordam têm energia de sobra para correr, brincar e pular em cima dos donos, buscando sempre alguém que lhe faça carinhos.
CUIDADOS BÁSICOS COM O SÃO BERNARDO
O São Bernardo pode apresentar uma doença chamada piodermatite, que nada mais é do que uma infecção na pele do animal causada pelo excesso de umidade. Para prevenir esta infecção basta limitar os banhos, no máximo 1 por mês, e secar muito bem o pelo do São Bernardo logo após o banho. Tome cuidados extras na época de chuvas, evitando que ele fique molhado por muito tempo. Por causa de seu tamanho não é aconselhável criá-lo em apartamentos.
Amei, vocês explicaram muito bem tudo sobre a raça do cachorro que mais amo!
ResponderExcluirO São Bernardo é mesmo um super cão, to sonhando em ter uma dessa raça já há alguns anos.
Neste site bem aqui eu li umas outras coisas bem legais sobre a raça também.