terça-feira, 27 de agosto de 2013

PASTOR ALEMÃO

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- O pastor alemão mede, em média, de 60 a 70 cm de altura.
- Possui orelhas de tamanho médio, voltadas para cima.
- O focinho do pastor alemão é comprido.
- A cauda é longa e com grande quantidade de pêlos.
- A cor mais comum é marrom claro com macha preta nas costas.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O pastor alemão é de uma raça fácil para ser adestrada, pois é muito inteligente.
- Muito utilizado como cão de guarda.
- Muito ágil, rápido e esperto.
- Tem um olfato bem desenvolvido, sendo utilizado no resgate de corpos soterrados ou para procurar drogas ou armas.
- Quando bem adestrado é muito obediente.
- Tem facilidade para aprender comandos e orientações em treinamentos específicos.
- O pastor alemão é um excelente cão para companhia.
- Possui um latido prolongado. Importante para avisar que algo de errado está acontecendo.
- Em função destas qualidades é muito utilizado pelas polícias em diversos países.

O Pastor Alemão é uma das três raças mais inteligentes do mundo. Não é à toa que foi estrela de diversos filmes e seriados e é uma das raças preferidas por quem deseja um excelente cão de guarda.

Família: pastoreio, pecuária
Grupo do AKC: Pastores
Área de origem: Alemanha
Função Original: pastor de ovelhas, cão de guarda, cão policial.
Tamanho médio do macho: Alt: 60-66 cm, Peso: 34-43 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 55-60 cm, Peso: 34-43 kg
Outros nomes: Alsaciano, Deutscher schaferhund, pastor manto negro, pastor manto preto
Posição no ranking de inteligência: 3ª posição
Padrão da raça: confira aqui

ENERGIA
GOSTO POR BRINCADEIRAS
AMIZADE COM OUTROS CÃES
AMIZADE COM ESTRANHOS
AMIZADE COM OUTROS ANIMAIS
PROTEÇÃO
TOLERÂNCIA AO CALOR
TOLERÂNCIA AO FRIO
NECESSIDADE DE EXERCÍCIO
APEGO AO DONO
FACILIDADE DE TREINAMENTO
GUARDA
CUIDADOS COM A HIGIENE DO CÃO


Origem e história da raça

Pastor AlemãoApesar de sua aparência lembrar um lobo, o Pastor Alemão é uma raça criada bem recentemente e, contrariando a crença popular, ele é tão próximo do lobo quanto qualquer outra raça de cachorro. A raça é produto de um esforço consciente para gerar o pastor perfeito, capaz de pastorear e proteger seu rebanho. Talvez nenhuma outra raça tenha envolvido tantos esforços para aprimorar um cão, especialmente graças à criação em 1899 da Verein fur Deutsche Scharferhunde SV, uma organização dedicada a fiscalizar a criação do Pastor Alemão. Os criadores tentavam desenvolver não apenas um cão de pastoreio, mas que também se destacasse em trabalhos que exigissem coragem, atletismo e inteligência. Em pouco tempo, o Pastor Alemão provou ser um cão policial mais do que competente, e a criação seguinte aperfeiçoou habilidades de um companheiro e cão de guarda inteligente e corajoso. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi a opção mais óbvia como sentinela de guerra. Na mesma época, o AKC mudou seu nome de Pastor Alemão para Cão Pastor, enquanto os britânicos alteraram para Lobo da Alsácia, em ambos os casos a intenção era apagar a associação com suas raízes alemãs. Lobo da Alsácia foi depois abandonado, pois o nome fez as pessoas terem medo da raça. Em 1931, o AKC restaurou o nome da raça para Pastor Alemão. O maior boom na popularidade do pastor aconteceu por meio de dois cães, ambos astros do cinema: Strongheart e Rin Tin Tin. O Pastor Alemão foi o número um em popularidade na América por muitos anos. Apesar de hoje em dia ele ter caído da primeira posição, o Pastor Alemão continua sendo um dos cães mais versáteis já criados, servindo como cão policial, cão de guerra, cão guia, cão de busca e salvamento, detector de drogas e explosivos, cão de exposição, cão de guarda, animal de estimação e até pastor.


Temperamento do Pastor Alemão

Uma das raças mais inteligentes, o Pastor Alemão é totalmente dedicado a qualquer que seja a sua missão, e é provavelmente insuperável em versatilidade no trabalho. Ele é inteiramente devotado e leal. Normalmente, ele se dá bem com outros animais domésticos.


Cuidados com o Pastor Alemão

Essa raça precisa de desafios mentais e físicos todos os dias. Ele adora longos exercícios e aulas de treinamento. Ele é ligado à família e vive bem como cachorro doméstico. Seu pelo precisa ser escovado uma a duas vezes por semana.


Saúde do Pastor Alemão

Principais Preocupações: CHD, Displasia do cotovelo
Preocupações Menores: panosteitis, vWD, paresia dos membros posteriores, cauda equina, dermatite piotraumática, alergias de pele, neoplasia maligna, pannus, catarata, torção gástrica, fístula perianal, cardiomiopatia
Vistos Ocasionalmente: insuficiência pancreática
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos (sangue)
Expectativa de vida: 10-12 anos
Observações: O Pastor Alemão é muito suscetível à infecção fatal sistêmica por fungos Aspergillus.


Cães semelhantes ao Pastor Alemão

Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga
Border Terrier
Collie


Atenção: o site Tudo Sobre Cachorros não se responsabiliza pela procedência dos cães do canil anunciante, bem como não tem qualquer intenção de lucrar com a venda de filhote.


Existem algumas teorias sobre as origens dos cães Pastor Alemão, sendo que alguns dizem que a raça foi resultado do cruzamento entre diversas raças de cães pastores na Alemanha, já outros dizem que foi o resultado espontâneo do cruzamento de cadelas pastoras e lobos. De qualquer modo, sabe-se que o primeiro registro de um cachorro Pastor Alemão foi feito em 1882, na cidade de Hanover. O Pastor Alemão, como é conhecido no português brasileiro, ou lobo-da-alsácia, português europeu é uma das raças de cães mais difundidas e estudadas ao redor do mundo, apesar de não ser uma raça muito antiga.
Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Pastor Alemão Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Pastor Alemão

CARACTERÍSTICAS DO PASTOR ALEMÃO


Pastor Alemão mede em média, de 60 a 70 cm de altura, possui orelhas de tamanho médio, voltadas para cima, o focinho é comprido, a cauda é longa e com grande quantidade de pêlos, a cor mais comum é marrom claro com macha preta nas costas. Os Pastores Alemães são uma das únicas raças que conseguem reunir tantas aptidões, podendo ser usados como cão pastor, cão de busca e salvamento e também farejador, guia de cegos, cão de companhia, cão de polícia, cão de guerra e finalmente, como cão de guarda pela sua agilidade no ataque e latido prolongado.

TEMPERAMENTO DO PASTOR ALEMÃO


Os cães da raça Pastor Alemão são obedientes, leais e afetuosos com seu dono e com crianças. Eles precisam de muito exercício, portanto não são indicados para serem criados em locais pequenos. Os filhotes de Pastor Alemão, de preferência, devem passar por um treinamento para obediência, sendo que o ideal para os que forem se tornar cães de guarda é começar o treinamento com 04 meses de idade, adquirindo assim intimidade e confiança com o seu dono. Outro ponto importante é adquirir seu filhote em canis de Pastor Alemão que sejam conhecidos e de confiança.
A raça foi usada pelos alemães nas duas guerras mundiais, como mensageiro e cão de alarme, sendo que ele acabou sendo odiado pelos ingleses e franceses, ficando proibido de entrar em alguns países por um tempo, tendo inclusive seu nome trocado para pastor alsaciano, uma vez que era considerado inadequado um nome que evocasse lembranças ruins da guerra contra os alemães. Cerca de 7000 pastores alemães foram mortos durante a guerra. No entanto, hoje em dia tem muita procura por Pastor Alemão para Doação.

Um comentário:

  1. Chega deu um aperto no coração ao ler a matéria, meu primeiro cão foi um pastor alemão, lindo e que agora está no céu dos cachorros.
    Parabéns pela página, está com muita informação certa e se precisar de mais alguma recomendo que olhe esta página.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir