O cachorro Bouvier des Flandres, também conhecido como Boiadeiro de Flandres, originou-se nas fazendas de rebanhos na região de Flandres, que abrange parte da França e da Bélgica, sendo considerado um cão Franco/Belga. Não se sabe ao certo quais foram os cães utilizados para formar a raça, porém sabe-se que os fazendeiros buscavam cães robustos que suportassem longas jornadas de trabalho junto aos rebanhos.

CARACTERÍSTICAS DO BOUVIER DES FLANDRES
Os machos da raça Bouvier des Flandres pesam de 35 a 40 kg e medem de 62 a 68 cm de altura, já as fêmeas pesam entre 27 a 35 kg podendo medir de 59 a 65 cm. O seu pêlo é um pouco longo, áspero, seco, opaco, ligeiramente espetado, sem ser lanoso nem ondulado, o pêlo da cabeça é mais curto, têm bigodes e barbas bem fartos e o sub-pêlo é denso. A coloração aceita vai do preto até o fulvo, algumas vezes rajado ou com cor de carvão e também cinza suave no anti-peito. Cores claras não são bem aceitas.
TEMPERAMENTO DO BOUVIER DES FLANDRES
O Bouvier des Flandres foi desenvolvido para o trabalho como Cão Pastor e apresenta características como inteligência, tranquilidade, equilíbrio e valentia, qualidades que são muito importantes não apenas na função com os rebanhos, mas também para ser um bom cão de guarda. São muito protetores e tem um grande sentido de iniciativa, mesmo que não receba treinamento especifico, são capazes de proteger o dono e a propriedade aonde vivem.
CUIDADOS BÁSICOS COM O BOUVIER DES FLANDRES
A pelagem do Bouvier des Flandres necessita ser escovada uma vez ou duas vezes por semana, e deve-se dar banhyo apenas quando ele se sujar, estes cuidados irão manter o seu pêlo em ótima condição e evitará que ele fique enrolado e com aspecto de desleixo. Quando o Bouvier des Flandres fica molhada, ele apresenta um cheiro característico, portanto é importante secá-lo bem ou deixá-lo se secar sozinho, desde que não esteja muito frio. Eles gostam de se exercitar, mas não em excesso, sendo que uma caminhada diária já deixará o cão em boas condições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário