terça-feira, 27 de agosto de 2013

BORDER COLLIE

BODER COLLIE
O Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Não é à toa que vemos essa raça toda hora em comerciais e filmes. Além de inteligentes, são super simpáticos e bonitos. Mas atenção: por mais tentador que possa parecer, não tenha um Border Collie em apartamento.

Família: pastoreio, pecuária
Área de origem: Grã-Bretanha
Função Original: pastor de ovelhas
Tamanho médio do macho: Alt: 50-58 cm, Peso: 13-20 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 45-53 cm, Peso: 13-20 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 1ª posição
Padrão da raça: confira aqui

ENERGIA
GOSTO POR BRINCADEIRAS
AMIZADE COM OUTROS CÃES
AMIZADE COM ESTRANHOS
AMIZADE COM OUTROS ANIMAIS
PROTEÇÃO
TOLERÂNCIA AO CALOR
TOLERÂNCIA AO FRIO
NECESSIDADE DE EXERCÍCIO
APEGO AO DONO
FACILIDADE DE TREINAMENTO
GUARDA
CUIDADOS COM A HIGIENE DO CÃO


Origem e história da raça

Border CollieO Border Collie é o resultado de mais de um século de criação para a função de pastor de ovelhas. Nos anos de 1800, existia uma variedade de cães pastores de ovelhas na Grã-Bretanha. Alguns eram cães de resgate, com uma tendência inata para cercar o rebanho e trazê-lo de volta para o pastor. A maioria dos cães era barulhenta, que costumavam mordiscar e latir durante o trabalho. O orgulho pela superioridade de certos cães era normal. Em 1873, aconteceu o primeiro campeonato de cães pastores de ovelhas a fim de resolver algumas dessas questões. Esse concurso iria levar indiretamente aos primeiros collies, a partir de um cachorro chamado Hemp, que se destacou tanto que gerou um grande número de descendentes. Ele conduzia o rebanho não com latidos e mordidas, mas parando tranquilamente em frente à ovelha, e a intimidando. Hemp é considerado o pai do Border Collie. Em 1906, o primeiro padrão foi estabelecido, mas ao contrário dos padrões físicos da maioria das raças, esse se baseava em habilidades para o trabalho, sem relação com a aparência física. Essa tem sido a referência que padronizou a raça desde então. Na verdade, os cães eram chamados simplesmente de Sheepdogs (pastores de ovelhas). Apenas em 1915 foi registrado o nome Border Collie, uma referência à sua origem nas fronteiras inglesas e escocesas. O Border Collie chegou à América e imediatamente encantou os criadores de ovelhas com seu trabalho rápido e sua capacidade de obediência. Na verdade, essa última qualidade abriu as portas para a raça como uma das mais competitivas em campeonatos de obediência. Depois de trabalhar muito para ganhar fama como uma das raças mais inteligentes, e não por valores estéticos, muitos criadores de Border Collie lutaram por seu reconhecimento pelo AKC como um cão de exposição. Em 1995, o AKC reconheceu a raça e ela entrou para o círculo das exposições.


Temperamento do Border Collie

O Border Collie é um pacote de energia física e mental só esperando para se soltar no mundo. É uma das raças mais inteligentes e obedientes. Se puderem fazer exercícios suficientes, ele é um companheiro fiel e leal. Ele se concentra em tudo que faz e costuma encarar, o que costuma irritar outros animais. Ele também gosta de caçar outros animais. Ele é desconfiado e protetor em relação a estranhos.


Cuidados com o Border Collie

Poucos cães são tão voltados para o trabalho como o Border Collie. Esse é um cachorro que precisa de uma ocupação. Ele precisa de muita atividade física e mental todos os dias pra satisfazer suas necessidades de trabalho. Ele adora ficar com a família. Seu pelo precisa ser escovado ou penteado de uma a duas vezes por semana.


Saúde do Border Collie

Principais Preocupações: CHD
Preocupações Menores: PRA, luxação da lente, CEA, PDA, OCD, PPM
Vistos Ocasionalmente: Abiotrofia cerebelar, lipofuscinose ceróide, surdez
Exames sugeridos: quadril, olhos
Expectativa de vida: 10-14 anos
Observação: Sua alta tolerância à dor pode mascarar problemas


Cães semelhantes ao Border Collie

Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga Malinois
Pastor Belga
Pastor Belga Tervuren
Australian Cattle Dog
Bouvier de Flandres
Briard
Cão de Canaã
Collie


Galeria de fotos

Atenção: o site Tudo Sobre Cachorros não se responsabiliza pela procedência dos cães do canil anunciante, bem como não tem qualquer intenção de lucrar com a venda de filhotes.


cachorro Border Collie é originário da região montanhosa da Grã-Bretanha, que fica localizada entre a Escócia e a Inglaterra, e eles descendem de antigos cães pastores que foram trazidos para a Escócia durante as invasões vikings. A palavraBorder em inglês significa “fronteira”  e Collie pode ter tido origem na palavra “Colley”, que é o nome de uma raça de ovelhas.
Border Collie é uma das melhores raças de cães pastores do mundo. São conhecidos pela sua agilidade, inteligência, resistência e uma firme vontade de trabalhar, sendo capazes de pastorear praticamente todos os animais. Os cães pastores permaneceram muito tempo confinados às fazendas, servindo somente a seu dono, porém, com o aumento da indústria da lã, e conseqüente crescimento do rebanho ovino, a popularidade da raça foi aumentando rapidamente, tornando-se o ajudante imprescindível do pastor. A partir de 1800, o cão Border Collie tornou-se presente na maioria das fazendas inglesas.

Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Border Collie Saiba Tudo Sobre o Cachorro da Raça Border Collie

CARACTERÍSTICAS DO BORDER COLLIE


O tamanho dos cachorros da raça Border Collie variam de 40 a 52 cm, chegando a pesar de 13 a 27 kg (machos) ou a 13 a 25 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas, sendo o branco e preto o mais abundante. Existem duas variedades de pelagem, sendo o pêlo longo, que é mais grosseiro e mede cerca de 8 cm de comprimento, e o pêlo curto, que é  liso e mede cerca de 2,5 cm de comprimento.
O Border Collie é uma das raças mais inteligentes do mundo, sendo ótimos cães para tarefas de obediência e trabalho. Segundo uma pesquisa, eles começam a mostrar sinais de compreensão de comandos simples após 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter estes comandos, sendo que possuem características que facilitam muito o adestramento. Quem deseja ter um cachorro bem treinado, é interessante adquirir os filhotes de Border Collie e iniciar o treinamento quando ainda são bem novos.

TEMPERAMENTO DO BORDER COLLIE


A convivência com outros cães e crianças costuma ser tranquila, contudo ele deve ser criado em espaços amplos e necessita de constantes exercícios, sendo que eles não são recomendados para viverem em apartamentos ou casas pequenas, a não ser que você tenha tempo disponível para levar o seu cão para caminhadas e exercícios diários.

CUIDADOS BÁSICOS COM O BORDER COLLIE


Não há necessidade de bar banhos freqüentes, sendo que nunca se deve dar mais do que um banho por mês, pois a água retira a oleosidade natural do pêlo. As fêmeas entram no cio, pela primeira vez, entre os 6 e 10 meses de idade e o cio dura aproximadamente 21 dias. A cadela está receptiva as machos entre o 9º e o 10º dia até o 17º e 18º, sendo o seu período fértil entre o 10º e o 14º dia. Não se recomenda cruzar fêmeas com menos de 1 ano de idade. Ao comprar seu novo animal de estimação é interessante buscar criadores de border collie que possuem filhotes de boa procedência, evitando assim qualquer tipo de aborrecimento.

8 comentários:

  1. até quantos anos uma cachorra da raça border collie pode entra no cio

    ResponderExcluir
  2. Um cão de 2 anos pode cruzar com quantas cadelas , e qual o espaço entre as cubertcobe???

    ResponderExcluir
  3. A cachorra boder collier mestrua ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim , a minha comecou a menstruar hj dia 11/06 ela completa 9 meses dia 20/06 eu estranhei um pouco pela demora porem entrou no ciu e comecou a menstruar ..

      Excluir
    2. pode acontecer da cadela entrar no ciu aos 4 meses de idade? ela sempre menstrua ao entrar no ciu ou pode acontecer de não ter sangramento?

      Excluir
  4. Nossa, que legal seu texto, gostei muito de tudo que li aqui.
    Teve uma página que me fez criar interesse nesses Border Collie que foi essa bem aqui, muito bacana mesmo. Conta de forma geral muito sobre a raça, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  5. Depois do primeiro cio enquanto enquanto tempo a femia pode entra no cio

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela página. Informações interessantes. Ajudou a entender melhor minha border collie.

    ResponderExcluir